A importância da assistência odontológica pediátrica

Infância é a melhor época para dar início às boas práticas de higiene bucal

Mãe e filha – Pexels

Dados do Censo do IBGE, realizado no ano 2000, revelam que o número de idosos na população brasileira é de aproximadamente 15 milhões e vem crescendo rapidamente, sendo que a maioria deles está concentrada nas grandes metrópoles.Facilidades como locomoção, prestação de serviços de saúde e alimentação, entre outros, são fatores definidos por órgãos federais como essenciais para uma boa qualidade de vida e são oferecidos pelos grandes centros em quantidade e variedade.

Baseado nesse crescimento populacional, os vários grupos de gestão em saúde começaram a focar a população senil no Brasil a exemplo dos sistemas e programas oferecidos em países considerados de primeiro mundo.

A especialidade médica intitulada “Geriatria” tem como princípio básico a manutenção do funcionamento adequado do corpo de seus pacientes. Ou seja, através de alimentação, atividades esportivas equilibradas, programas periódicos de saúde, apoio social na inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e exames, os ditos “vovôs e vovós” têm se tornado mais felizes e com elevada auto-estima.  

“os pacientes geriátricos possuem uma alta taxa de alterações
de alguns sistemas do corpo humano

No entanto, somente esses fatores não são suficientes para uma qualidade de vida completa e digna. Por isso surgiu, há poucos anos, a especialidade odontológica que trata e cuida dessas pessoas, a Odontogeriatria. Entretanto, somente ela não é suficiente para uma abordagem completa dos casos, mas possui princípios semelhantes à Odontopediatria, especialidade odontológica que atende crianças. Estes fundamentos são: promoção de saúde bucal, reeducação de hábitos de higiene oral, controle dos fatores de risco de doenças, como cáries e periodontites. Entretanto, os pacientes geriátricos possuem uma alta taxa de alterações de alguns sistemas do corpo humano que devem ser respeitados e tratados em conjunto com outras especialidades médicas: reumatismos, cardiopatias, osteoporose e neuropatias, entre outros. Tornando esta especialidade um coadjuvante importante para completar o quadro de aumento da taxa de vida média da população brasileira.

Outros tópicos normalmente abordados são os hábitos alimentares do seu filho e o que os pais devem fazer para ajudar a proteger os dentes e gengiva do seu filho. Como precaução geral, os pais devem ficar longe de alimentos ricos em açúcar e amido. Além disso, uma criança nunca deve dormir enquanto mama ou com suco ou leite na mamadeira.

Os primeiros dentes do seu filho são importantes. Os estágios de desenvolvimento que são importantíssimos para a saúde bucal futura do seu filho dependem deles. A odontologia para crianças fornece aos pais um guia para o cuidado bucal para que eles tenham uma excelente higiene dentária à medida que amadurecem. Para saber mais sobre assistência dental pediátrica visite o Centro de Informações de Saúde Bucal Colgate.

Fonte: Minha Vida

Compartilhe:

Posts relacionados

Quer saber mais sobre tratamentos ou especialidades?

Inscreva-se em nosso informativo para receber novidades e informações em seu email.